quarta-feira, 10 de junho de 2009

TRÊS SÉCULOS DE RISO

“Quando morre um idoso, perde-se uma biblioteca...”.
Provérbio indiano




1926. O governo soviético realiza um censo demográfico na União Soviética e, em Karaganda, uma pequena cidade do Cazaquistão, Sakhan Dosova declara a sua idade: quarenta e sete anos de idade.



2009. O governo do Cazaquistão realiza um recenseamento e, em Karaganda, Sakhan Dosova volta a declarar a sua idade, causando espanto nos demógrafos: cento e vinte e nove anos de idade...






Não era para menos. Afinal, dias depois, Sakhan Dosova faria cento e trinta. O fato gerou repercussão, sobretudo porque todos os documentos da anciã, da certidão de nascimento ao passaporte, atestavam que ela havia nascido no dia 27 de março de 1879. A descoberta, portanto, criou uma polêmica, porque, até então, a mulher considerada a mais velha do mundo, cujo registro, inclusive, está no livro de recordes, era Gertrude Baines, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, que completou cento e quinze anos no dia 6 de abril deste. O mérito, portanto, deveria ser de Dosova. Porém, uma história de vida que poderia ter um crepúsculo glorioso, teve um fim ironicamente trágico.




Notória, reclamou do valor da sua aposentadoria e das condições de vida no Cazaquistão e autoridades do país a presentearam com um apartamento de dois quartos. Por ironia do destino, dezenove dias depois da mudança, Dosova, que, até então, só reclamava de uma discreta surdez, levou uma queda no banheiro e fraturou o quadril, com complicações que resultaram em sua morte, no dia 8 de abril. O legado de Dosova? Onze filhos, trinta e sete netos e uma legião de bisnetos e congêneres e dicas simples de longevidade.




Coração e mente sãos...




O segredo da longevidade de Dosova, mãe de dez filhos? Nada de doce, remédios caseiros e muito riso. No cardápio, contudo, não podia faltar nem kurt (queijo seco e salgado) nem talkan (trigo), além de iogurte.




Curiosidades:




Supercentenária, classificação para quem ultrapassa os cento e dez anos de idade (apenas 2% alcançam os cento e quinze anos), Sakhan Dosova nasceu no ano seguinte à invenção da lâmpada pelo americano Thomas Edison (1847 - 1931) inventou a lâmpada incandescente, no mesmo ano em que nasceram dois famosos e controvertidos russos, Leon Trotski e o ex-ditador Joseph Stalin (1879 - 1953), bem como o físico alemão Albert Einstein (1879 - 1955). Além disso, outro, ou melhor, outra famosa que nasceu no mesmo dia de Dosova foi... a brasileiríssima Xuxa, que, aliás, se seguir a dieta da cazaque, já que aos quarenta e seis anos continua com cara de vinte, é bem capaz de também se tornar uma supercentenária, batendo um recorde não somente de audiência, mas, também, etário...
Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...