domingo, 17 de janeiro de 2010

TERRA EM TRANSE

“O mundo está despertando para os sinais do aquecimento global, que se manifesta nos desastres naturais, mais intensos e freqüentes...”.

Zilda Arns Neumann (1934 - 2010)
Trecho extraído do discurso que seria proferido pela médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança Internacional, bem como da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, durante Assembléia da Conferência dos Religiosos do Haiti, onde, no último dia 12, um terremoto assolou a capital Porto Príncipe. Zilda Arns foi uma das vítimas fatais.


Como se já não bastasse a tragédia provocada pelo terremoto que abalou o Haiti, na noite passada, 16, foi a vez do sudoeste do Irã, com abalos que chegaram até 4,9 graus na escala Ritcher. Curiosamente, esta manhã, mais dois terremotos surpreenderam o mundo: o primeiro, segundo o Instituto de Sismologia dos Estados Unidos, atingiu a costa da Papua Nova Guiné e foi de 5,9 graus, enquanto o outro, de 6,3 graus abalou a costa sul da Argentina. A título de ilustração, portanto, vejamos os últimos tremores de terra que abalaram o Brasil, de acordo com informações divulgadas no site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília:

Ainda segundo o site do Observatório Sismológico da UnB, “A quase totalidade dos terremotos tem origem tectônica, isto é, estão associados a falhamentos geológicos. Entretanto, terremotos podem ser também ocasionados por atividades vulcânicas ou pela própria ação do homem que, neste caso, recebe a denominação de sismos induzidos. Como exemplos significativos temos os sismos produzidos por explosões nucleares ou gerados pela criação de grandes reservatórios hidrelétricos....”. Então, será que ainda precisa acontecer mais alguma grande tragédia para que as autoridades ditas competentes decidam coibir os abusos cometidos pelo ser dito humano contra o meio ambiente?


Nathalie Bernardo da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...