sábado, 21 de maio de 2011

A COPA DOS ROMBOS


“Um coração sensível comunica-se com valores que lutam contra as trevas...”.

Gaston Bachelard (1884 - 1962)
Filósofo francês



Esta semana, no dia 16, a advogada brasileira Andreza Smith, da organização não-governamental Sodireitos alertou que, com a Copa de 2014, a ser realizada no Brasil, poderão aumentar os casos de exploração sexual no país, sobretudo de crianças e adolescentes, por turistas estrangeiros. Eu acrescentaria que, também, pelos nacionais... A respeito, portanto, do alerta, a advogada deu um exemplo: — Você já pensou em um jogo em Manaus? Quem é que vai fiscalizar o rio?, questionou, se referindo a possíveis casos de programas sexuais em barcos que transitam nos rios Negro e Solimões, acrescentando que “isso não está sendo falado”. Nesse caso, então, advogada, é melhor se informar, já que desde 2009, mais precisamente no dia 16 de junho, publiquei um texto neste blog, intitulado A Rota da cópula, no qual denuncio que todas as cidades-sedes dos jogos da Copa de 2014 fazem parte da rota de inúmeros tipos de tráfico, principalmente o de mulheres. Enfim! Para a advogada, o crime de exploração sexual é de “alta lucratividade”. Claro! Segundo informações do Ministério da Justiça, “o lucro anual produzido com o tráfico de pessoas chega a 31,6 bilhões de dólares”...

Bom! No dia 16, ainda, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, segundo a Agência Brasil, já com a garantia, por parte do governo federal, do Programa Turismo Sustentável e Infância, que prevê a execução do projeto Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), conseguiu que uma demanda, de sua autoria, ou seja, a criação de uma CPI para investigar tráfico de seres humanos no Brasil, fosse aprovada. Afinal, por exemplo, segundo a senadora, uma criança, no Pará, é leiloada por apenas R$ 5,0, com os seus corpos sendo utilizados no mercado clandestino de retirada de órgãos. “É um comércio criminoso, real”, denunciou a senadora. E haja realidade nisso! Afinal, é como diz a parlamentar: — Promove-se um bingo com cartela a R$ 5,0. Quem preencher uma quina no cartão, leva uma menina, descreve, com menores sendo comercializados por 300 euros por turistas estrangeiros que cruzam a fronteira pela Guiana Francesa. Em muitos casos, ela prossegue, há agentes do Estado envolvidos nessas transações “e, por isso, não se investiga a fundo” esse tipo de comércio para lá de ilegal. E imoral.

Pior! De acordo com as palavras da senadora, o país não se esforça de forma eficaz para coibir o tráfico de seres humanos e punir os seus responsáveis, os que cometem o delito, o crime. Daí que a referida CPI visa, exatamente, realizar raios-x do tráfico humano a nível nacional e internacional que atuam no tal mercado, que só tem como objetivo manter pessoas na condição de escravas. Quando não tiram os seus órgãos... Lembra Marinor: — Para pôr fim a essa vergonha, a CPI constitui instrumento fundamental. E, de acordo com o blog Sorriso de criança, “a sociedade brasileira exige medidas urgentes dos poderes constituídos”. Segundo, ainda, a senadora, nada de medo, apesar das ameaças, para enfrentar as investigações. E até disse uma frase bonita: — Não podemos continuar assistindo a vulnerabilidade das pessoas sem se tomar uma providência.

E eu perguntaria, senadora, quais as reais providências a serem tomadas pelos poderes públicos a respeito desse grave problema, que se traduz em algo totalmente repulsivo, medonho? Não seria melhor, então, cancelar a Copa de 2014 no Brasil? Afinal, não é esse o grande babado, como se costuma dizer?

 

“Estar informado sempre será preferível a desconhecer...”.

José Saramago (1922 - 2010)
Escritor português



Tempos atrás, o Ministério da Justiça lançou uma campanha contra o tráfico humano. A ilustração acima é uma das peças publicitárias da referida campanha, cujo tema era: Tráfico de pessoas: ajude o Brasil a não cair nessa armadilha. E isso apenas para tentar conscientizar a população brasileira a respeito do problema e estimular a denúncia, destacando que Goiás é o Estado recordista em inquéritos abertos pela Polícia Federal para investigar casos de tráfico de seres humanos – um crime oportunista, cometido por covardes, gente que nunca trabalhou na vida e que se vale do ilícito para se dar bem, só ferrando os outros.

É, um tipo de pessoa que deveria ser colocado em uma solitária no presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, com as chaves da cela jogadas a esmo nas águas da Baía da Guanabara, nas quais, de tão poluídas, nem os ecologistas se atrevem a mergulhar. E que a Federação Internacional de Futebol Amador - FIFA se torne uma instituição séria, tome vergonha na cara e mude de nome, pois não mantém amadores. Todos são profissionais e geram uma receita altíssima para sabe-se quem – parece a máfia siciliana. E que paguem as reformas ou restaurações – não importa o nome que tenha – dos malditos estádios de futebol que irão recepcionar os jogos da Copa de 2014.

E, antes que eu esqueça: la presidenta Dilma Rousseff também deveria se envergonhar por autorizar a liberação de bilhões, sacados dos cofres públicos, para arcar com despesas que deveriam ser da FIFA. Sem querer agredir ninguém, uma Copa de merda! Enquanto isso, a rede hospitalar, a nível nacional, anda capenga, sem 1 centavo do governo federal para manter, por exemplo, os idosos que ficam nos corredores dos hospitais, sem assistência, à míngua – é deprimente. E nem queiram que eu fale mais nada...


Nathalie Bernardo da Câmara

Um comentário:

  1. Realmente: Parece até que as nossas autoridades não se tocam para os mais graves problemas enfrentados pela população brasileira. Acham que pão e circo resolvem. As pesquisas não dão ao governo 80% de aprovação?

    ResponderExcluir

Aceita-se comentários...