quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FUTURO MOVIDO À LONA

Foto: Adriano Abreu.


Por Everton Dantas
Do Novo Jornal16/09/2014


Vendo de baixo, da praia para o morro, pode até parecer suficiente. Mas indo para cima, parando um pouco para pensar e observando bem, logo após uma chuva (que não precisa ser muito volumosa), qualquer um com o mínimo de capacidade percebe que é pouca lona. Só dá mesmo, e olha lá, para cobrir o terreno que desabou com a chuva do dia 13 de junho, dia que a Copa começou em Natal, dia do jogo dos mexicanos. O ideal mesmo seria – feito um vestido – começar a estender essa cobertura de plástico. Da cratera dava para descer uma boa bainha de lona até a praia, para dentro do mar, cobrindo até onde o esgoto chega.

De lá, para os lados, vários babados de lona: para a direita – até com trançados dá para ornar - cobrindo as obras que ainda não terminaram, com direito a um bolso largo, duplo, para encobrir o Hotel dos Reis Magos, de forma a preservar sua forma até que a restauração do prédio – que será uma luxuosa galeria de arte e artesanato referência mundial – seja feita. A lona não precisa ser toda de luto, afinal não é uma morte, mas uma celebração.

Mas os tons crus devem permanecer. Variando, de acordo com o canto da cidade, dá para variar e aplicar amarelo, nectarine, poppy red, violeta, esmeralda (que fica bem em todo mundo), limão, azul céu e azul mônaco. Assim, do alto, caso algum paraquedista ou satélite fotografe a cidade, vai ser uma coisa linda, contrastando com o parque das duas e as areias, tendo ao centro aquele orifício branco, a Arena das Dunas. Luxo define.

Do hotel, pode estirar uma fita larga em algum outro tom já na direção do viaduto do Baldo e toda aquela região. Especificamente nas duas pontes que formam o viaduto dá para fazer um trançado de uma estrutura para a outra, misturando cores, descendo pelo canal do baldo e voltando ter volume, muito volume na Cidade da Criança, que não pode receber de maneira alguma lona plissada, porque afinal, não tem quadris finos para serem disfarçados.

Lá é mesmo o caso de uma saia longa de lona que cubra tudo e faça esquecer que ali tem algo para ser terminado. Se um dia for, grata surpresa. Opção pode ser – sem esquecer o tom cru – ornar o parque com algo “godê”, que é chique e elegante, tradicional para alguns. Mas sempre cai bem.

Voltando à via Costeira, à direita da cratera (no sentido Ponta Negra), aproveitando esse vento frio que tem atingido Natal, dava para aplicar lona como um echarpe, super elegante. Ia estendendo o plástico grosso pela beira da Via Costeira, bem na beirinha da praia, passando pelos hotéis, até chegar ao hotel da BRA, abandonado.

Lá, dava três volta em torno. Para cobrir a parte de cima, uma boa opção era um lenço de lona de diferentes cores, meio que para proteger do sol, aquele look usado na praia, saca? Não parava por aí, não. Mantinha o echarpe deslizando em direção à Ponta Negra cobrindo as línguas negras e outras construções abandonadas até chegar à praia mais famosa da cidade. 

Chegando lá, dava com a lona para fazer um peplum, poppy red, com o babado no início, como se fosse a cintura, estendendo até o morro do Careca, subindo e se perdendo para dentro da área protegida. Se a escolha causar polêmica, a saída é inverter e aplicar um mullet, só que invertido: descendo do morro, menor na frente, mostrando a areia; maior atrás, escondendo a escadaria que caiu e o esquecimento a que a Vila de Ponta Negra anda jogada. 

Por fim, só para ornar e melhorar, dava ainda para usar lona e aplicar, pelos principais corredores de trânsito da cidade, lenços lisos com franjas nas pontas por onde, nos dias de chuva, os carros poderiam circular sem ter de correr o risco de acabar afogados em alagamentos. Afinal, ultimamente, Natal está mais para “noiva da Chuva” do que cidade do sol. Essa medida poderia ser improvisada no formato de gorrinhos para alguns pontos do Tirol, de Petrópolis e Lagoa Nova.

No resto, sendo bem prático, aplicava mesmo grandes pedaços de lona cobrindo as lagoas de contenção, as ruas detonadas, as obras inacabadas. Dava para cobrir com lona ainda os prédios públicos onde trabalham os que recebem auxílio-moradia e outros benefícios tão legais quanto. Lona nos corredores dos hospitais e também para tudo o que foi prometido e não se cumpriu. Lona com e sem baixaria, a palavra da eleição.

Porque a lona é um material Cult, fácil de cortar, fácil de comprar, fácil de manusear, impermeável, não mancha, não rasga fácil, não perde o brilho e ainda é inflamável.  Cai tão bem para quem quer disfarçar uns quilinhos a mais como para quem quer esconder suas incapacidades. Serve para censurar; serve para destacar. Só a lona nos salva.




Um mês após a tragédia que se abateu sobre o bairro de Mãe Luiza, em Natal, no dia 13 de junho de 2014...






... E que ficará na memória da cidade.




Deslizamentos de terra completam um mês e transtornos continuam


Por Silvio Andrade
Do Novo Jornal13/07/2014

A estreia de Natal na Copa do Mundo, no dia 13 de junho, foi coroada de muita chuva. Enquanto muitos torcedores comemoravam na Arena das Dunas, faltava alegria no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste da capital. O temporal provocou o primeiro deslizamento de terras nas encostas da Rua Guanabara, soterrando cinco carros e interditando a Avenida Silvio Pedroza, em Areia Preta.

Lá em cima, em Mãe Luiza, e lá embaixo, na Silvio Pedroza, o medo e a apreensão dominaram os moradores de um dos bairros mais pobres da cidade e dos edifícios de alto padrão em Areia Preta, endereços dos maiores PIBs do Rio Grande do Norte, onde moram empresários e políticos como a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

Hoje completa um mês do primeiro deslizamento ocorrido naquela fatídica sexta-feira 13, por volta das 14h30. Enquanto muitos comemoravam o primeiro jogo da Copa do Mundo na Arena das Dunas, entre  as seleções de Camarões e México, outros amargavam prejuízo material e transtornos na vida prática.

Naquela tarde, parte da areia que desmoronou da encosta provocou a interdição da avenida Silvio Pedroza desde o Relógio do Sol até o edifício Infinity. Na manhã de sábado, 14, novo deslizamento voltou a ocorrer em pequena proporção. Os veículos soterrados foram retirados e parte da areia também. Não houve feridos, mas o problema ainda haveria de se agravar. 

A noite de sábado (14) foi de horror para os moradores humildes de Mãe Luiza e os abastados da Avenida Silvio Pedroza. Sem distinguir classe social, a enxurrada depois das 19h foi se avolumando, arrastando novamente a encosta da Rua Guanabara. 

O trabalho da Defesa Civil do Município e Corpo de Bombeiros, que à noite retirou os moradores dos trechos críticos da Rua Guanabara, foi essencial para evitar mortes em função do deslizamento de terra. A madrugada de domingo, 15 de junho, também foi de pavor. Muitos rezavam, em vão, para a chuva parar. O estrago maior foi na vida dos moradores de Mãe Luiza, que perderam casas e o patrimônio construído com sacrifício. 

Terça-feira passada, Ana Maria Alves Lobato, 44, teve uma discussão com o secretário de Obras e Infraestrutura do Município, Tomaz Neto. Já pisando na parte reaterrada da Rua Guanabara, em frente aos escombros do que sobrou de sua casa, ela chorava e gritava por providência. “Você prometeu que ia fazer alguma coisa para cobrir o prejuízo da gente”, disparou. 

Ana Maria Alves Lobato exclamava sua dor para todo mundo ouvir. “Vai fazer um mês e a gente não vê solução de nada”, reclamou. Ninguém pode tirar a razão dessa mulher, que da noite do sábado para a madrugada de domingo viu parte de sua casa ruir.

Pelos cálculos do marido dela, o também comerciante Maxwell Amaro dos Santos, 44, por baixo, o casal perdeu R$ 400 mil. “Muita gente chamava a gente de rico, mas a gente não era rico. Tudo que tinha aqui foi fruto de muito trabalho”, desabafou a mulher. 

O casal com a filha morava no local há um ano e três meses. Compraram o terreno e construíram a casa e o comércio. Atualmente moram na casa da mãe dela, na mesma Rua Guanabara, onde reinstalaram o comércio. “Perdi minha casa e meu comércio”, lamentou a mulher.

Ela mostrou ao NOVO JORNAL o que restou da casa onde morava. Depois do desabamento, houve saques. Levaram a bomba da piscina, três freezers e o balcão comercial. “Graças a Deus eu tinha uma reserva”, desabafou chorando e culpando a falta de policiamento, que teria facilitado a ação dos saqueadores.




Que, de fato, venha o sol, já que, afinal, ele é para todos…

NBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...