domingo, 22 de maio de 2016

O GUARDIÃO DO VALE DA UTOPIA

Por Zaori


No verão de 1990, o jornalista, artista plástico e ambientalista Vilmar Godinho foi acampar, por um mês, no Vale da Utopia, na Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina. Porém, decidido a ficar no local, largou o emprego de publicitário, que mantinha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e, por opção, instalou-se numa gruta, no meio do mato, onde, desde então, habita um espaço minúsculo, o qual comporta apenas poucas roupas, alguns livros e nada mais. Um pequeno fogão à lenha é o seu único “luxo”, questionado, aliás, entre outros “delitos”, pelo Ministério Público de Santa Catarina, que alega estar Vilmar utilizando recursos naturais para sobreviver, além de morar numa unidade de conservação. Ocorre que, apesar de ser uma Área de Preservação Permanente (APP), boa parte das terras do Vale da Utopia tem dono, mais de um, na verdade. E nenhum deles opõe-se à permanência de Vilmar na região, que, inclusive, se defende das acusações: Quando eu vim para cá, no começo, não tinha muito recursos. Eu já era vegetariano, mas, por sobrevivência, passei a pescar e a colher marisco. Hoje, só me alimento de plantas e frutas nativas. Sou bem curioso, provo uma folhinha, uma frutinha, observo o que os bichos comem…

Segundo uma das várias reportagens feitas em abril passado sobre a questão, “Godinho não caça animais, mas, assim como os homens paleolíticos, precisou conhecer o ambiente para garantir a coleta de alimentos”. E Vilmar explica: A gente fica um mês e descobre algumas coisas que pode colocar em prática no próximo. Depois, a gente fica um ano, aí o próximo ciclo fica mais fácil. Com essa ação, estão desviando a atenção e querendo me incriminar por extração de recursos naturais, lenha e água para beber, e por eu plantar plantas nativas que uso para me alimentar.

Para os moradores de Palhoça, cidade da Grande Florianópolis vizinha ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Vilmar é um “defensor da natureza” e deve ficar. No dia 23 de abril, fizeram duas manifestações pedindo que a Justiça deixe-o em paz. O protesto também já ganhou uma página no Facebook, uma petição no Avaaz (https://secure.avaaz.org/…/Ministerio_Publico_de_Santa_Ca…/…) e duas hashtags para reunir as postagens relacionadas ao caso: #FicaVilmar e #DeixemOVilmarEmPaz.

Links para reportagens a respeito do tema da postagem...
Homem que vive em caverna no Vale da Utopia fala sobre a decisão da Justiça de expulsá-lo do local: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/302330-homem-que-vive-em-caverna-no-vale-da-utopia-fala-sobre-a-decisao-da-justica-de-expulsa-lo-do-local.html


Nathalie Bernardo da Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita-se comentários...